Criar um Site Grátis Fantástico

Conferência da Assistência Social

Conferência da Assistência Social

Publicado em 18/10/2011.

Três delegados irão representam Gaspar na Conferência Nacional da Assistência Social

A 8ª Conferência Estadual de Assistência social, que aconteceu de 13 a 15 de outubro, em Florianópolis, teve a participação de 07 delegados de Gaspar, sendo um representando os usuários, um representando entidade não governamental, dois representando os profissionais da Assistência, e três representantes da gestão.

 Os participantes foram eleitos durante a Conferência Municipal e levarão as propostas aprovadas para a discussão sobre Política da Assistência, na Conferência Estadual, 03 dos 07 delegados municipais irão a Brasília representando o município de Gaspar, nos dias 07 a 10 de Dezembro de 2011.

A Conferência tem como tema "Consolidar o SUAS e valorizar os seus trabalhadores".

Delegados Estaduais:

Roberto Procópio de Souza

Ana Janaina Medeiros

Calisto Lopes Cerqueira

Eloisa Campregher Probs

Giana Carla Laikovski Tiske

Romilda Schramm

Luiz Carlos Rodrigues dos Santos

Delegados Nacionais

Calisto Lopes Cerqueira

Eloisa Campregher Probs

Romilda Schramm

__________________________________________________________________________________________

Publicado em 04/08/2011.

Agradecemos o empenho de todos que colaboraram diretamente e indiretamente para organização da VIII Conferência Municipal da Assistência Social de Gaspar.

 

As seguintes propostas foram elencadas;

 

Grupo 1 – Estratégias para a estruturação da gestão do trabalho no SUAS

  

1          Garantir o trabalho intersetorial entre as Secretarias Municipais, tendo como objetivo a divulgação dos serviços oferecidos através de reunião mensal.

2          Garantir Plano de capacitação continuado de médio e longo prazo para os trabalhadores do SUAS. (Educação Permanente)

3          Garantir a equipe de referência mínima em todos os serviços da assistência conforme NOB/RH, a partir de reforma administrativa.

4          Implantar no mínimo mais um CRAS no município.

5          Implantar  PCCS específico para os trabalhadores do SUAS.

6          Analisar as leis que regem os CMAS, CT, CMDCA e CMDIG para a sua reformulação.

 

Grupo 2 – Reordenamento e qualificação dos Serviços Socioassistenciais

 1          Realizar o seminário anual de governo e entidades para apresentar a estrutura da secretaria, os seus serviços e programas,  viabilizando formas de divulgação e apresentar deliberações da conferencia, com as respectivas ações.

 2          Definir e aplicar um percentual do orçamento para as três esferas mediante lei de Governo que garanta os atendimentos aos usuários, bem como a transferência de benefícios eventuais.

 3          Melhorar as estruturas dos locais de atendimento da Assistência Social e reestruturar os serviços de acolhimento oferecidos a população.

 4          Reordenar os serviços ofertados pela Secretaria de Desenvolvimento Social segundo a tipificação do SUAS (resolução)  e elaborar Projeto de lei adequando a nomenclatura para a Secretaria Municipal de Assistência Social.

 5          Implantar um sistema de informações intersetorial a ser alimentado pelos profissionais, visando necessidade de diagnóstico e otimização dos serviços.

 6          Oportunizar serviços especializados de apoio aos trabalhadores do SUAS visando a saúde e a integridade dos Técnicos do SUAS.

  

Grupo 3 – Fortalecimento da participação e do controle social

 1           Divulgar as datas e locais das reuniões do CMAS, utilizando-se de diferentes canais de comunicação (rádio, TV, jornal, murais, folders,etc), com linguagem acessível ao público.

 2            Descentralizar as reuniões do CMAS, inserindo-se em outros espaços sociais e modificar os horários das reuniões conforme demanda local, incentivando a participação de lideranças locais.

 3           Divulgar as ações do CMAS e das entidades que prestam serviços socioassistenciais nos diferentes meios de comunicação (murais das instituições públicas, jornais, rádio, televisão e internet) e eventos municipais.

 4           Criação do fórum de políticas públicas municipal.

 5          Garantir equipe técnica de assessoria aos conselhos (CMAS, CMDCA E CMDIG) e promoções de ações do controle social no âmbito da assistência social, utilizando-se de forma efetiva a casa dos conselhos.

6           Garantir a realização de capacitação continuada e obrigatória aos conselheiros e profissionais da área. 

 

Grupo 4 – A centralidade do SUAS na erradicação da extrema pobreza no Brasil

1          Incentivar grupos de economia solidária e cooperativismo, dentro de vários segmentos.

2          Garantir equipe multiprofissional para acompanhamento das ações produtivas, de economia solidária e de cooperativismo.

3         Implantar o programa adolescente jovem aprendiz em parceria com a iniciativa privada

4          Criar equipe de diagnóstico social e monitoramento das ações/buscando identificação de demandas das famílias e/ou indivíduos que estão fora da rede de proteção social.

5          Criar centro de referencia para mulheres vitimas de violência/articulação da esfera municipal e estadual para implantação de delegacia especializada no atendimento a pessoas vitimas de violência doméstica.

6          Criar abrigo temporário, conforme tipificação dos serviços socioassistênciais, para população em situação de rua, com projeto técnico adequado as necessidades desse segmento.

 

__________________________________________________________________________________________

 

Publicado em 28/07/2011

Participantes da Conferência de Assistência Social terão transporte gratuito

A comissão organizadora da 8ª Conferência Municipal de Assistência Social de Gaspar disponibilizará três ônibus gratuitos aos participantes do evento, que acontece na próxima quarta-feira (3) na Sociedade Canarinhos, no bairro Gaspar Grande. Os ônibus saem dos bairros Barracão, Bela Vista e da localidade Sertão Verde, às 7h30, e terão desembarque único no Canarinhos. Confira o roteiro de parada dos ônibus:

Saída do Barracão Paradas: - Barracão - ESF Barracão - Bateias - Escola Luiz Franzói - Santa Terezinha - Escola Zenaide Schmitt Costa - Centro - Gascic

Saída Bela Vista Paradas: - Bela Vista - Centro de Referência da Assistência Social (Cras) - Figueira - Escola Dolores Krauss - Coloninha - Escola Ivo D'Aquino

Saída Sertão Verde - Parada única em frente à residência da dona Elza A 8ª Conferência Municipal de Assistência Social A 8ª Conferência Municipal de Assistência Social acontece no dia 3 de agosto, na Sociedade Canarinhos, a partir das 8h. O evento irá propor diretrizes para aperfeiçoar a Política de Assistência Social, valorizar e qualificar os trabalhadores e gestores, serviços, programas, projetos e benefícios, que posteriormente serão discutidas nas etapas estadual e nacional.

A cada dois anos o Conselho Nacional de Assistência Social (CNAS) realiza a Conferência Nacional para avaliar a situação da Assistência Social no Brasil e os avanços do Serviço Único de Assistência Social (Suas). Este ano o tema escolhido pelo CNAS foi "Avançando na consolidação do Sistema Único da Assistência Social (SUAS) com a valorização dos trabalhadores e a qualificação da gestão, dos serviços, programas, projetos e benefícios".

________________________________________________________________________________________

Publicado em 18/07/2011

Aberta as incrições para VIII Conferência Municipal de Assistência Social

Inscrições Limitadas.

Lembramos que não existe custo algum para participação.

Contamos com a sua presença inscreva-se já!!!

clique aqui.

________________________________________________________________________________________

Publicado em 15/07/2011

Aos Moradores do Município de Gaspar

Você conhece a Política de Assistência Social?

Você sabia o que é ser usuário da política de assistência social?

Usuários são cidadãos que utilizam os diversos serviços da Secretaria de Desenvolvimento Social, recebendo Benefícios de Prestação
Continuada (BPC – LOAS), o Bolsa Família, entre outros benefícios e também de entidades sócias assistenciais.

A Política de Assistência Social é um direito dos cidadãos, você e os demais usuários e munícipes tem direito de opinar sobre o atendimento que recebe.

Você tem direito de fiscalizar os serviços oferecidos. Sabe como? Quem procurar? Aonde ir?

Existem duas opções:

  1. Conselho Municipal de Assistência Social;
  2. Conferência Municipal de Assistência Social.

 

Neste ano, acontecerá a VIII Conferência Municipal de Assistência Social e nós trabalhadores da assistência social e usuários atendidos, somos convidados a opinar e participar.

Portanto faremos encontros nas comunidades para discutirmos o que queremos do poder publico para o melhor atendimento das nossas necessidades.

 Pré - Conferências (datas revistas, em breve serão colocadas)

 

 

Sertão Verde  -  dia 30.07.2011 as 14h e 00 min

Bela Vista     -  dia 29.07.2011 as 18h30

 

 

03/08 - VIII Conferência Municipal de Assistência Social de Gaspar na Associação dos Canarinhos a partir das 08h00

Fique a atendo em breve serão abertas as inscrições.

Fonte: Presidente do CMAS, Juçara Spengler e Roberto Procópio de Souza, Secretario Municipal de Desenvolvimento Social. 

__________________________________________________________________________________________

Publicado em 28/06/2011.

Gaspar promove VIII Conferência Municipal
de Assistência Social

O Conselho Municipal de Assistência Social com o apoio da Secretaria de Desenvolvimento Social promoverá no dia 03 de agosto de 2009, a VIII Conferência Municipal de Assistência Social. O encontro acontecerá na Sociedade Canarinhos a partir das 08h00min.

Avançando na consolidação do Sistema Único da Assistência Social (SUAS) com a valorização dos trabalhadores e a qualificação da gestão, dos serviços, programas, projetos e benefícios é o tema deste ano proposto pelo Conselho Nacional de Assistência Social